quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Arcebispo de João Pessoa disponibiliza arquivo da Arquidiocese para digitalização e preservação de registros pelo Family Search


O Arcebispo de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto, recebeu o Gerente de Relacionamentos do Family Search no Brasil, Mário Silva, na terça-feira última (5), ocasião em que assinou acordo para digitalização dos arquivos da Cúria e preservação dos registros.

                Durante a reunião, Mário explicou ao Arcebispo que, na década de 1980, o Family Search já havia microfilmado os arquivos da Cúria até 1920 e que gostaria de dar continuidade ao trabalho iniciado anteriormente, tendo em vista a preservação da vida útil dos registros e a acessibilidade deles para acesso público em pesquisas genealógicas. Mário entregou um HD externo com tudo o que já havia sido microfilmado anteriormente em imagens digitais.

Mário explicou que os microfilmes eram muito úteis porque ajudavam a preservar os arquivos, mas que ficavam, muitas vezes, guardados em armários porque as máquinas de leitura desse material eram difíceis de ser encontradas. Com a digitalização de microfilmes, o acesso para pesquisas futuras deve ser intensificado.

O Arcebispo Dom Aldo ficou surpreso ao saber que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já havia realizado esse trabalho com os arquivos desde o início da Arquidiocese e perguntou a finalidade de manter esses registros microfilmados. O representante do Family Search respondeu que um dos pontos básicos da doutrina da Igreja é que as famílias podem ser eternas e, por isso, as pessoas são incentivadas a fazer sua genealogia e conhecer seus antepassados.

Mário também comentou que, com a digitalização dos registros, além da preservação do arquivo físico, a qualidade de vida do arquivista também melhora substancialmente, pois não terá que manusear livros antigos com tanta frequência.

Além disso, conforme Mário, todas as pessoas no mundo que desejam realizar pesquisas genealógicas são beneficiadas com esse trabalho e todos os arquivos são preservados em caso de tragédias naturais como enchentes, por exemplo. Outro ponto importante frisado por Mário é que nenhum arquivo será movido do lugar, isto é, as câmeras de digitalização virão até onde estão os livros para realizar o trabalho.  

O Arcebispo comentou, ao assinar o acordo, que essa é uma oportunidade importante de realizar o diálogo inter-religioso e contribuir para o ecumenismo. “Esses registros têm um valor inestimável para as pessoas e esse é um grande trabalho, que deve ser incansável,” disse Dom Aldo, que também fez perguntas sobre a doutrina da Igreja centrada em Jesus Cristo como Salvador da humanidade.

Outros questionamentos do Arcebispo foram sobre o Livro de Mórmon, o Programa Mãos que Ajudam de mão de obra voluntária e os princípios de autossuficiência e bem-estar social pregados por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 

Participaram da reunião o Arcebispo Dom Aldo Pagotto, o Gerente de Relacionamentos do Family Search no Brasil, Mário Silva, a diretora de Assuntos Públicos Multiestacas, Elara Leite, e o diretor assistente de relações estratégicas do Conselho de Assuntos Públicos Multiestacas, Léhi Barbosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam vem vindos a este Blog e façam seus comentários.